A educação é um elemento fundamental em todas as sociedades humanas, moldando habilidades, comportamentos e identidades coletivas. Este livro explora como diferentes culturas ao longo da história definiram a educação e seus propósitos, desde as habilidades relacionadas ao trabalho até a transmissão de crenças e valores. Com um foco na História Mundial, a obra discute as variações nos sistemas educacionais, nas filosofias que os orientam e nos desafios enfrentados por diversas sociedades ao definir quem deve aprender e o que deve ser ensinado. Uma leitura essencial para compreender a evolução da educação. – SUMÁRIOIntroduçãoCONECTANDO HISTÓRIA MUNDIAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 11Fundamentos educacionais: o papel cambiante da história e da filosofia na formação de professores 14Estrutura do livro 16Leituras adicionais 19Parte IA EDUCAÇÃO NAS PRIMEIRAS SOCIEDADES HUMANAS 231. Educação na Antiguidade e nas primeiras sociedades clássicas – O papel da religião 25Antes da escrita 26Ler e escrever como limitação e oportunidade 28A educação nas primeiras civilizações (até 1000 a.C.): Mesopotâmia, Egito e o Vale do Indo 30A educação na Antiguidade: Fenícia, o Israel Antigo e o Mediterrâneo Oriental 33A educação na Grécia Antiga e Clássica e no mundo helenístico 36Conclusão 43Leituras adicionais 442. Roma e o mundo cristão primitivo – Construindo o legado clássico 45A educação na Roma republicana e imperial45A vexatória questão da alfabetização 49A educação cristã inicial: da pregação e do ensino comunais à institucionalização 50Conclusão 51Leituras adicionais 523. Educação no Sul e no Leste asiáticos – Duas outras tradições clássicas 53Sul da Ásia, o hinduísmo e a expansão do budismo 53O pensamento budista inicial e as práticas educacionais e missionárias 53Complexidades da tradição educacional indiana 58A educação nas sociedades clássicas: a Ásia do Leste e o confucionismo 59Para além da inspiração confuciana 62O desafio comparativo 63Leituras adicionais 66Parte IISÉCULOS PÓS-CLÁSSICOS 684. Fragmentação e reconsolidação nas “religiões do livro” 71A Era de Ouro do Islã árabe 71Bases educacionais: contribuições islâmicas 76A educação na Diáspora judaica 78O Império Bizantino e a preservação dos legados clássicos 80A Europa Oriental 85Conclusão 85Leituras adicionais 865. Educação cristã na Europa Ocidental 87Após o império: o papel da educação monástica 88A Alta Idade Média, entre os séculos XI e XIV 91Conclusão 97Leituras adicionais 986. Educação em sociedades pós-clássicas – Padrões regionais na Ásia, na África e nas Américas 99O sul da Ásia e a influência da educação islâmica99O impacto do Islã 102A Ásia Interior e a transformação da educação budista 103A Ásia Oriental e a expansão da educação confuciana na China, Coreia e Japão 104Coreia e Japão 106A África Subsaariana 107As Américas: padrões indígenas 110As conquistas mongólicas: consequências para as sociedades eurasiáticas e as tradições educacionais 111Conclusão 116Leituras adicionais 117Parte IIIO PERÍODO MODERNO INICIAL 1217. Novos impulsos educacionais na Europa Ocidental entre os séculos XVI e XVII 125A persistência de estruturas educacionais pré-modernas e as mudanças no ensino superior 127A Renascença europeia e a transformação do ensino clássico 129A Reforma e os movimentos de institucionalização da educação europeia 133Institucionalização e inovação pedagógica na educação católica 137A educação feminina na Europa Moderna 138Novas teorias educacionais e visões utópicas de universalismo 139Conclusão 142Leituras adicionais 1438. Transformações na educação europeia do século XVIII – Novos papéis para a ciência e o Estado 145A Revolução Científica e o início do Iluminismo 146Transformações graduais na educação superior europeia 148Novas ideias sobre a educação e a compreensão humana 150A educação e o Estado absolutista inicial 155Iluminismo e absolutismo na Europa Central e Oriental 160Educação europeia e os inícios do colonialismo 163Conclusão 165Leituras adicionais 1669. Educação na Eurásia e na África no início do Período Moderno – Tradição e expansão169A educação moderna inicial na Ásia Oriental: a reconsolidação imperial e o neoconfucionismo 171Os impérios islâmicos do Oriente Médio e do sul da Ásia177África 182Conclusão 182Leituras adicionais 184Parte IVO LONGO SÉCULO XIX E A EMERGÊNCIA DO MODERNO REGIME EDUCACIONAL 18710. A maré revolucionária 193O levante revolucionário francês: a visão incompleta de um novo sistema nacional 194A educação na nova república americana: variações regionais e uma visão de identidade nacional 197A significância educacional da Revolução Haitiana e dos primeiros movimentos anticoloniais 201As revoluções nacionais e as independências na América Latina 202Ressonâncias mais amplas: demandas pelos direitos e pela educação das mulheres 203Leituras adicionais 20511. Mudanças educacionais nas sociedades ocidentais 207Mudanças nas necessidades e funções educacionais nas sociedades industriais 208A criação do sistema educacional moderno na Europa 211Padrões britânicos212Padrões germânicos 215Padrões franceses218Padrões gerais 221Criando sistemas educacionais modernos nos Estados Unidos 223Tendências gerais e educação no longo século XIX 229Leituras adicionais 23212. Padrões educacionais globais no longo século XIX 235Expansão e intensificação do colonialismo europeu 238Índia: o colonialismo britânico e as respostas nacionais 240África 243Os movimentos reformadores: modernização defensiva e os múltiplos caminhos até a modernidade 246A China Imperial Tardia: tratamentos desiguais e o Movimento de Autofortalecimento 247O Oriente Médio e o norte da África: “capitulações” otomanas e movimentos reformistas 249O Império Russo: industrialização tardia e expansão educacional 251América Latina: legados coloniais e educação nacional 254O Japão: um caso especial de modernização defensiva e identidade nacional 256Conclusão 262Leituras adicionais 263Parte VO PERÍODO CONTEMPORÂNEO 26713. Transformações na Europa e nos Estados Unidos do século XX 273A nova educação nos Estados Unidos: demandas por justiça social e variedades do progressismo 274O enfrentamento das questões de raça e as inovações durante o Entreguerras 275A importância da escolarização 279O Pós-II Guerra 280A Revolução Russa e o modelo soviético do desenvolvimento educacional 281Padrões na Europa e em outras sociedades industriais 287A educação progressista no Entreguerras 288Os movimentos fascistas e as reações autoritárias contra a Escola Nova 290Tendências do Pós-guerra: reconstrução, massificação e integração europeia 292A imigração para a Europa e os debates a respeito das identidades nacionais 296Conclusão 297Leituras adicionais 29814. A Descolonização e a transformação dos sistemas educacionais nacionais 301Ideias novas e inspiradoras: a “nova educação e os diálogos transnacionais 303América Latina: a educação entre a modernização e a libertação 307O Oriente Médio: a educação entre a modernização e o tradicionalismo 310A moderna China: entre o nacionalismo conservador e o comunismo 314Educação nas sociedades pós-coloniais: sistema internacional e desenvolvimentos nacionais 320Índia: educação entre modernização e nacionalismos rivais 324África: a educação entre o colonialismo e o desenvolvimento nacional 326Distinções regionais e desafios duradouros 330Conclusão 333Leituras adicionais 33415. Padrões e tensões recentes 337Novas tendências: crescimentos educacionais ulteriores 338Novas crises 340Novas críticas 340Debates sobre o ensino e os currículos 345A alienação e o estresse estudantis 348Conclusão 350Leituras adicionais 350CONCLUSÃO 351Dinâmicas históricas das transformações educacionais: entre o poder e a resistência 354Oportunidades para pesquisas avançadas e o diálogo transnacional 355O futuro e a centralidade da educação em meio à crise global 357Leituras adicionais 358 – Data da Publicação 01/03/2025 – Ano da Edição – 2025 – Idioma: Português – Áreas – Educação – Dimensões: 23 x 16 x 1.7 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 320 – Autor: Mark S. Johnson – Bio Mark S. Johnson: É professor da Faculdade de Educação da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e atua nas áreas de História da Educação e estudos sobre educação contemporânea. – Palavras chave – variações nos sistemas educacionais,evolução da educação,educação na história mundial,práticas de ensino,pedagogia mais acessível,transformação da educação,História da Educação,Educação Contemporânea,História Mundial,História da Infância,Mudanças Educacionais,Sistemas Educacionais,Filosofias Educacionais,Desafios Educacionais,Transformações Intelectuais,Transformações Religiosas,Padrões Econômicos,Industrialização,Nacionalismo,Tensão entre Elites e Educação Estatal,Pedagogia Acessível,Pedagogia Inovadora
Educação na história mundial
R$ 100,00
A educação é um elemento fundamental em todas as sociedades humanas, moldando habilidades, comportamentos e identidades coletivas. Este livro explora como diferentes culturas ao longo da história definiram a educação e seus propósitos, desde as habilidades relacionadas ao trabalho até a transmissão de crenças e valores. Com um foco na História Mundial, a obra discute as variações nos sistemas educacionais, nas filosofias que os orientam e nos desafios enfrentados por diversas sociedades ao definir quem deve aprender e o que deve ser ensinado. Uma leitura essencial para compreender a evolução da educação.
10 em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.