Esta obra foi escrita com o intuito de apresentar ao leitor, em formato acessível, a aplicação da teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) a indivíduos com deficiências – genéticas, de cromossomos, de desenvolvimento e comportamentais. O livro inclui discussões gerais sobre a teoria e como aplicá-la em diversas situações e estudos de caso ilustrativos. Um capítulo final foi adicionado para tratar das questões de inclusão de indivíduos com deficiências em ambientes não especialmente preparados para recebê-los, uma questão de importância crítica e necessidade vital. – Sumário
Prefácio, 15
Introdução, 23
1 A função do pensamento na aprendizagem, 33
A cognição é importante? Se sim, por quê?, 35
Quais são as ferramentas do pensamento?, 38
2 O ser humano é modificável!, 44
Barreiras no caminho para a realização da capacidade
de modificação, 47
A importância de gerar um sistema de crenças
baseado em necessidades, 56
3 Alterando a estrutura da aprendizagem e do
comportamento, 58
A natureza da mudança estrutural, 59
Dimensões da mudança estrutural, 60
Diferenciando a natureza da mudança, 65
Redefinindo a natureza da inteligência, 67
O que nos torna modificáveis?, 73
4 Modificando a inteligência, 75
Ainda assim a resistência permanece!, 77
O argumento que apoia a capacidade de
modificação, 79
Trabalhando para gerar a capacidade de
modificação, 80
5 Mediando a experiência de aprendizagem, 83
A diferenciação da experiência de aprendizagem
direta da Experiência de Aprendizagem Mediada
(EAM), 84
A função do mediador na EAM, 97
Resumindo, 105
A EAM é exclusivamente da raça humana?, 108
6 Criando as condições para o aprendizado
bem-sucedido – A Experiência de Aprendizagem
Mediada (EAM), 110
As características da Experiência de Aprendizagem
Mediada, 115
Estabelecendo condições para a EAM: um
resumo, 130
7 Mediação para a diversidade humana – Construindo
atitudes positivas com relação ao aprendizado, 132
A mediação da sensação de competência,
A mediação da regulação e do controle de
comportamento, 137
A mediação do comportamento solidário, 140
A mediação da individualização e da diferenciação
psicológica, 143
A mediação da busca, estabelecimento e conquista
de objetivos, 146
A mediação da busca por desafio, novidade e
complexidade, 148
A mediação da consciência de ser modificável, 150
A mediação de alternativas otimistas, 152
A mediação do sentimento de pertencimento, 154
A importância dos aspectos “situacionais” da
EAM, 155
As diferenças entre EAM, criação de filhos e
ensino, 156
8 A natureza do aprendizado na ausência da
EAM, 160
O que causa a ausência da EAM?, 161
Mediando o passado e o futuro, 163
EAM e transmissão cultural, 166
Lidando com a necessidade de mediar, 170
Barreiras internas que causam a ausência da
mediação, 173
Quebrando as barreiras pela mediação, 177
Seres humanos são modificáveis, 178
9 Reconhecendo e melhorando funções cognitivas
deficientes, 180
A fase de input, 181
A fase de output, 188
A fase de elaboração, 191
A relação entre funções cognitivas deficientes e
EAM, 204
10 Avaliação cognitiva dinâmica, 209
A lógica da avaliação dinâmica, 212
As funções cognitivas e o mapa cognitivo, 228
11 Criando mudança cognitiva estrutural – O
Programa de Enriquecimento Instrumental de
Feuerstein (PEI), 237
Os instrumentos do PEI e seus princípios
de uso, 240
As metas do PEI: subobjetivos para alcançar o
objetivo principal, 248
O dilema entre conteúdo e processo, 267
Evidência para a modificação estrutural do sistema
cognitivo, 268
A necessidade da capacidade de adaptação – A
racionalização para a intervenção e implicações
para programas educacionais, 272
A relação entre avaliação e intervenção, 273
12 A preparação e a prevenção por meio da
intervenção precoce – O Programa de Enriquecimento
Instrumental Básico de Feuerstein (PEI-B), 277
Visão geral do PEI-B, 279
Descrição dos instrumentos, 281
Respondendo à criança nova e às crianças com
deficiências, 283
Pesquisa sobre o PEI-B, 292
Por que preparação e prevenção são
necessárias?, 293
13 Formando ambientes de apoio, 295
Um ambiente que previne ou age contra a
mudança, 297
A formação de ambientes de modificação, 301
Resumo das questões, 305
14 Novas descobertas da neurociência sobre a
capacidade de mudança do cérebro/mente – Um
epílogo, 308
Revisando a “ciência” do cérebro, 310
Neuroplasticidade: o maior suporte para a Teoria de
Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), 311
O papel de neurônios-espelho no desenvolvimento
cognitivo, 318
Especificando a relação entre neuroplasticidade e
modificabilidade cognitiva, 321
O que significa tudo isto?, 323
Exemplos de implantação de modificabilidade, 324
Perguntas e respostas que apontam para o
futuro, 327
Bibliografia comentada,
Referências, 335
Índice, 341 – Data da Publicação 30/08/2023 – Ano da Edição – 2023 – Idioma: Português – Áreas – Educação – Dimensões: 21 x 13.7 x 1.7 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 360 – Autor: Reuven Feuerstein – Bio – Palavras chave – Aprendizagem,Aspectos fisiológicos,Cérebro,Ensino,Aspectos psicológicos,Psicologia educacional,Feuerstein,Falik,Bransford,função do pensamento,cognição,mudança estrutural,Experiência de Aprendizagem Mediada,EAM,individualização,diferenciação psicológica,alternativas otimistas,sentimento de pertencimento,Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein,PEI,Teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural,MCE
Além da inteligência Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro
R$ 100,00
Esta obra foi escrita com o intuito de apresentar ao leitor, em formato acessível, a aplicação da teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) a indivíduos com deficiências – genéticas, de cromossomos, de desenvolvimento e comportamentais. O livro inclui discussões gerais sobre a teoria e como aplicá-la em diversas situações e estudos de caso ilustrativos. Um capítulo final foi adicionado para tratar das questões de inclusão de indivíduos com deficiências em ambientes não especialmente preparados para recebê-los, uma questão de importância crítica e necessidade vital.
Fora de estoque
SKU: 9788532647306
Categoria: Geral
Peso | 0,384 kg |
---|---|
Dimensões | 1,7 × 13,7 × 21 cm |
Seja o primeiro a avaliar “Além da inteligência Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro” Cancelar resposta
Produtos relacionados
R$ 44,90
Avaliações
Não há avaliações ainda.