Este livro tem como objetivo oportunizar aos leitores uma reflexão a respeito do desenvolvimento da leitura e da escrita pelas crianças, tanto em situações em que esse processo de alfabetização ocorre na língua materna quanto em contextos de escolarização bilíngue. Trata-se de uma proposta inovadora, que é fruto da preocupação dos autores com a formação de profissionais que possam atuar nesses contextos de alfabetização. A obra apresenta uma perspectiva que congrega evidência científica recente sobre a alfabetização e estudos que focam nos processos de alfabetização monolíngue e bilíngue, considerando que as semelhanças entre os processos de alfabetização nesses dois contextos de ensino superam as suas diferenças. Este trabalho também almeja contribuir com o cenário da educação de nosso país, ao promover a reflexão acerca do fato de que a formação de leitores eficientes necessariamente implica a reflexão acerca dos aspectos formais, sem obviamente se limitar a tais aspectos. – Sumário
Apresentação, 9
Introdução, 17
1. Letramento, alfabetização e literacia: Conceitos distintos
(mas próximos), 25
1.1. ‘Alfabetização’, ‘letramento’ e ‘literacia’: em meio à confusão
terminológica, 29
1.2. Uma proposta de conceituação, 35
1.2.1. Habilidades Sociometalinguísticas, 37
1.2.2. Literacia Alfabética, 42
1.2.3. Literacia Textual, 43
1.2.4. Literacia Social, 45
1.3. Considerações adicionais sobre o Modelo, 46
1.4. Considerações finais, 49
2. O papel da consciência fonológica na alfabetização, 55
2.1. As habilidades de consciência fonológica e os níveis de literacia, 60
2.2. Consciência fonológica no nível da sílaba, 62
2.3. Consciência fonológica no nível intrassilábico, 65
2.4. Considerações finais, 68
3. Aprendendo a ler e escrever: O que caracteriza o processo de
alfabetização, 73
3.1. Alfabetização e consciência grafofonológica, 77
3.2. As etapas de aprendizagem da leitura, 85
3.3. Relação entre as fases de alfabetização e os níveis de literacia, 89
3.4. Considerações finais, 93
4. Bases neurobiológicas da alfabetização e da leitura, 101
4.1. Aprender a ler não é um processo natural como a fala, 104
4.2. Como nosso cérebro processa a aprendizagem da leitura?, 106
4.3. Regiões cerebrais envolvidas na leitura, 113
4.4. As duas rotas da leitura, 116
4.5. Considerações finais, 119
5. E quando a alfabetização acontece em duas línguas?, 121
5.1. Alfabetização bilíngue: Em que circunstâncias ela acontece?, 123
5.2. A transferência de habilidades de leitura e escrita entre as línguas na
alfabetização bilíngue, 128
5.3. Ativação das habilidades metafonológicas nas duas línguas, 133
5.4. Considerações finais, 140
6. Alfabetização bilíngue e o desenvolvimento da consciência fonológica, 143
6.1. Desenvolvimento das habilidades metafonológicas na LA, 148
6.2. Consciência sobre o sistema de sons da LA, 157
6.3. Implicações pedagógicas, 162
6.4. Considerações finais, 166
7. Conclusão, 168
Referências, 177 – Data da Publicação 15/02/2023 – Ano da Edição – 2023 – Idioma: Português – Áreas – Educação – Dimensões: 23 x 16 x 1 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 208 – Autor: Ingrid Finger – Bio – Palavras chave – Ingrid Finger,Ubiratã K. Alves,linguística,Letras,monolíngue,bilíngue,Alfabetização,aprendizagem,leitura,Bilinguismo,Monolinguismo,comunicação
Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue
R$ 70,00
Este livro tem como objetivo oportunizar aos leitores uma reflexão a respeito do desenvolvimento da leitura e da escrita pelas crianças, tanto em situações em que esse processo de alfabetização ocorre na língua materna quanto em contextos de escolarização bilíngue. Trata-se de uma proposta inovadora, que é fruto da preocupação dos autores com a formação de profissionais que possam atuar nesses contextos de alfabetização. A obra apresenta uma perspectiva que congrega evidência científica recente sobre a alfabetização e estudos que focam nos processos de alfabetização monolíngue e bilíngue, considerando que as semelhanças entre os processos de alfabetização nesses dois contextos de ensino superam as suas diferenças. Este trabalho também almeja contribuir com o cenário da educação de nosso país, ao promover a reflexão acerca do fato de que a formação de leitores eficientes necessariamente implica a reflexão acerca dos aspectos formais, sem obviamente se limitar a tais aspectos.
2 em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.