Nesta obra, Michael W. Apple articula a sua teoria sobre as instituições educativas e a reprodução de relações de poder desiguais e examina minuciosamente como as dinâmicas raça-gênero-classe estão incorporadas e refletidas através de questões curriculares. É um convite à reflexão sobre como o sistema educacional molda e é moldado pelas forças de poder. – Sumário
Prefácio à edição clássica Routledge Educação, 7
Prefácio à edição de 1995, 15
Prefácio à edição Ark, 37
Agradecimentos, 45
1 Reprodução, contestação e currículo, 46
A sombra da crise, 47
A crítica educacional, 56
Currículo e reprodução, 59
Ideologia e currículo como uma primeira aproximação, 67
Conflito e contradição no trabalho e na cultura, 72
Educação e Estado, 78
Ideologia e forma curricular, 82
A circulação do conhecimento técnico/administrativo, 86
2 Conhecimento técnico, desvio e o Estado – A mercantilização da
cultura, 91
O que as escolas fazem e o que elas não fazem, 94
O conhecimento escolar: distribuição ou produção, 96
Conhecimento escolar e acumulação de capital, 99
O papel do Estado, 108
O que os princípios de correspondência não explicam, 115
Encontrando espaços de atuação, 116
3 O outro lado do currículo oculto – Cultura como experiência
vivida I, 123
Introdução, 123
Além da simples reprodução, 123
O currículo oculto e as normas do local de trabalho, 127
Mulheres trabalhando, 139
Contra o romantismo, 142
Ação educacional, 148
4 Resistência e contradições na classe, na cultura e no Estado –
Cultura como experiência vivida II, 153
Introdução, 153
Ideologia e cultura vivida, 155
Determinações e contradições, 158
Classe, cultura e trabalho generalista, 160
Classe, cultura e mobilidade da classe trabalhadora, 168
Classe e patriarcado: a cultura da feminilidade, 174
Sendo pardo, preto e pobre, 180
Compreendendo a reprodução, 183
Reprodução e reforma, 186
Entendendo a legitimação, a acumulação e o Estado, 187
Uma nota sobre a esfera política e o discurso liberal, 190
Exportando a crise do Estado, 193
Para uma ação educacional e política, 195
Conclusões, 201
5 A forma curricular e a lógica do controle técnico – Mercantilização,
o retorno, 205
Ideologias corporativas: alcançando o professor, 207
Desqualificação e requalificação, 211
Controlando a forma curricular, 215
Aceitando o controle técnico, 221
O indivíduo possessivo, 225
Resistências, 229
6 Trabalho político e educacional – O sucesso é possível?, 241
Reconstruindo a tradição, 241
Ação política, democracia e educação, 248
Referências, 257
Índice, 271 – Data da Publicação 17/04/2024 – Ano da Edição – 2024 – Idioma: Português – Áreas – Humanidades – Dimensões: 23 x 16 x 1.3 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 280 – Autor: Michael W. Apple – Bio É professor de Estudos de Política Educacional, Currículo e Instrução na Universidade de Wisconsin, Madison, e professor emérito de Educação na Universidade Rowan. Tem inúmeros trabalhos sobre a relação entre cultura e poder em educação e sobre os limites e possibilidades de uma educação socialmente transformadora. Foi indicado como um dos 50 autores mais significativos do século XX no campo da Educação. – Palavras chave – cultura e poder,cultura e poder em educação,mudanças educacionais,educação transformadora,educação do século XX,educação do séc XX,estruturas educacionais,dinâmicas socias e políticas,educação e sociedade,sistema educacional,micael epou
Educação e poder
R$ 93,50
Nesta obra, Michael W. Apple articula a sua teoria sobre as instituições educativas e a reprodução de relações de poder desiguais e examina minuciosamente como as dinâmicas raça-gênero-classe estão incorporadas e refletidas através de questões curriculares. É um convite à reflexão sobre como o sistema educacional molda e é moldado pelas forças de poder.
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Peso | 0,390 kg |
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Dimensões | 1,3 × 16 × 23 cm |
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