A adoção da agenda ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas. O presente livro apresenta um modelo inovador no qual as variáveis ambiental (E de environmental) e social (S de social) fazem parte do mesmo círculo. Ambas repousam sobre uma base que é a governança (G de governance), que criará as condições necessárias para que o ESG seja adotado de forma ética, transparente e eficaz nas organizações. Além disso, a obra conta com inúmeros exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG. – Sumário
Apresentação, 11
Prefácio, 15
1 O planeta é a “galinha dos ovos de ouro” da humanidade, 19
1.1 Uma fábula com aplicações atuais, 19
1.2 O marketing “vendendo” felicidade para as pessoas, 23
1.3 A ilusão das organizações: acreditar que os recursos
do planeta fossem ilimitados, 26
2 O falso dilema: economia versus ecologia, 31
2.1 O papel das empresas no desenvolvimento, 31
2.2 Economia e ecologia andam de “mãos dadas”, 33
2.3 A inserção da sustentabilidade ambiental no dia a
dia das empresas, 35
2.4 Motivação ambiental ou econômica?, 36
3 Como surge o ESG?, 42
3.1 Não existe planeta “b”, 42
3.2 Rio-92 e Agenda 21, 43
3.3 Tripé da sustentabilidade, 45
3.4 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
e Agenda 2030, 47
3.5 Surgimento e desenvolvimento do ESG, 51
3.6 O ESG como nova forma de fazer negócios, 53
3.7 As práticas ESG nas empresas, 57
3.8 Modelo para entendimento do que é o ESG, 62
4 A letra “E” do ESG – ambiental, 68
4.1 O caminho sem volta da sustentabilidade ambiental
nas organizações, 68
4.2 As certificações ambientais como endosso do produto
sustentável, 72
4.3 Repensar continuamente o projeto dos produtos, 77
4.4 Exemplos práticos de aplicação do “E” de ESG nas
organizações, 86
5 A letra “S” do ESG – social, 124
5.1 A interdependência do social e do ambiental, 124
5.2 Responsabilidade social e ambiental das organizações, 125
5.3 Empresas “B” e Benefit Corporations, 129
5.4 O aspecto social da logística reversa, 135
5.5 Exemplos práticos de aplicação do “S” de ESG nas
organizações, 148
6 A letra “G” do ESG – governança, 196
6.1 A governança como base para a concretização das
práticas ambientais e sociais, 196
6.2 O que é governança corporativa?, 201
6.3 Princípios básicos de governança corporativa propostos pelo IBGC, 202
6.4 Relação entre compliance e sustentabilidade, 205
6.5 Geração de valor sustentável, 207
6.6 Mapeamento das práticas ESG de uma empresa, 213
6.7 Por que o ESG é o presente e o futuro das empresas?, 238
Referências, 255 – Data da Publicação 21/06/2023 – Ano da Edição – 2023 – Idioma: Português – Áreas – Humanidades – Dimensões: 21 x 13.7 x 1.3 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 280 – Autor: Ricardo Ribeiro Alves – Bio – Palavras chave – Desenvolvimento sustentável,Governança corporativa,Meio ambiente,Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,ODS,Responsabilidade,social,organizações,presente,futuro,empresa,corporação,investidores,sustentabilidade
ESG o presente e o futuro das empresas
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A adoção da agenda ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas. O presente livro apresenta um modelo inovador no qual as variáveis ambiental (E de environmental) e social (S de social) fazem parte do mesmo círculo. Ambas repousam sobre uma base que é a governança (G de governance), que criará as condições necessárias para que o ESG seja adotado de forma ética, transparente e eficaz nas organizações. Além disso, a obra conta com inúmeros exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG.
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