As pesquisas e práticas pedagógicas abordadas neste livro revelam o desafio e a urgência teórica e política de construirmos práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem às crianças falarem de si, sobre a sua relação com o outro e sejam protagonistas das suas próprias vidas. As crianças sabem de si, principalmente as pobres, as negras e aquelas em situação de maior vulnerabilidade e desigualdade, cujas infâncias são roubadas pela pobreza e pelas desigualdades. E é isso que o olhar adulto tem dificuldade de admitir. A raça atravessa e participa da formação das infâncias e dos seus sujeitos. Infelizmente, nem sempre ela é entendida como parte do fascinante processo da diversidade humana, mas como um peso, uma marca de inferioridade. E é isso que precisamos superar. A educação de maneira geral e a Educação Infantil e das infâncias, em específico, ao assumirem o compromisso com a emancipação social e racial, têm um papel relevante na reversão desse processo. E podem contribuir para que as crianças brasileiras – em especial as pobres, as negras, as quilombolas, as indígenas e as do campo – tenham uma existência mais digna. – Sumário
Prefácio, 7
Cristina Teodoro
Apresentação, 15
Marlene de Araújo e Nilma Lino Gomes
Parte I – Infâncias negras: lutas para a garantia de direitos e
vozes quilombolas, 25
1 Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia
de direitos em tempos antidemocráticos, 27
Marlene de Araújo e Nilma Lino Gomes
2 O bem-viver e o ubuntu das crianças quilombolas, 61
Patrícia Maria de Souza Santana
3 Hoje é dia de festa maior/êh, viva, êh, viva!, 93
Maria Goreth Herédia Luz, Yone Maria Gonzaga e
Ridalvo Félix de Araújo
4 Camaradas fazem geografias negras na infância e na adolescência, 119
Aline Neves Rodrigues Alves
Parte II – Infâncias negras e famílias: vozes e imagens em
movimento, 145
5 Lutas antirracistas: a voz de meninas negras na Educação
Infantil, 147
Ademilson de Souza Soares, Lisa Minelli Feital e
Regina Lúcia Couto de Melo
6 Infâncias de mães e de filhas/os: educação das relações étnico-raciais em famílias inter-raciais, 169
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Sobre as autoras e os autores, 203 – Data da Publicação 15/03/2023 – Ano da Edição – 2023 – Idioma: Português – Áreas – Educação – Dimensões: 21 x 13.7 x 1 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 208 – Autor: Nilma Lino Gomes – Bio – Palavras chave – Antirracismo,Crianças negras,Condições sociais,Brasil,Discriminação na educação,Negros,Educação,Preconceitos em crianças,Racismo,Relações étnico-raciais,Sociologia,Marlene de Araújo,Nilma Lino Gomes
Infâncias negras vivências e lutas por uma vida justa
R$ 65,10
As pesquisas e práticas pedagógicas abordadas neste livro revelam o desafio e a urgência teórica e política de construirmos práticas pedagógicas e metodologias que possibilitem às crianças falarem de si, sobre a sua relação com o outro e sejam protagonistas das suas próprias vidas. As crianças sabem de si, principalmente as pobres, as negras e aquelas em situação de maior vulnerabilidade e desigualdade, cujas infâncias são roubadas pela pobreza e pelas desigualdades. E é isso que o olhar adulto tem dificuldade de admitir. A raça atravessa e participa da formação das infâncias e dos seus sujeitos. Infelizmente, nem sempre ela é entendida como parte do fascinante processo da diversidade humana, mas como um peso, uma marca de inferioridade. E é isso que precisamos superar. A educação de maneira geral e a Educação Infantil e das infâncias, em específico, ao assumirem o compromisso com a emancipação social e racial, têm um papel relevante na reversão desse processo. E podem contribuir para que as crianças brasileiras – em especial as pobres, as negras, as quilombolas, as indígenas e as do campo – tenham uma existência mais digna.
4 em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.