Você está só jogando ou está jogando para vencer? Construir uma estratégia vencedora é trabalho árduo, que requer das pessoas e das empresas a realização de escolhas específicas – algo que, no entanto, a maioria não faz. Dois dos mais conhecidos pensadores atuais da área de negócios vão ao cerne da estratégia, explicando para que serve, como pensar nela, por que é necessária e como implementá-la. E usam uma das mais bem-sucedidas reviravoltas corporativas do século passado, que eles conquistaram juntos, para provar seu ponto de vista. A.G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, em parceria direta com o consultor em estratégia Roger L. Martin, dobrou as vendas da P&G, quadruplicou seus lucros e aumentou seu valor de mercado em mais de US 100 bilhões em apenas dez anos. Após anos de experiência e hoje de volta à P&G e na Rotman School of Management, da qual Martin é reitor, Lafley mostra como os líderes de organizações de todos os tamanhos podem orientar ações cotidianas com base em metas estratégicas mais amplas construídas em torno de elementos claros e essenciais que determinam o sucesso dos negócios – onde atuar e como vencer. O resultado é um manual para vencer. Lafley e Martin criaram um conjunto de cinco escolhas estratégicas que, quando abordadas de maneira integrada, vão colocá-lo à frente de seus concorrentes. São elas:
– Qual é nossa ambição vencedora?
– Onde vamos jogar?
– Como vamos vencer?
– Quais competências devemos ter para vencer?
– Quais sistemas de gestão são necessários para embasar nossas escolhas?
As histórias de como a P&G reiteradamente venceu ao aplicar esse método a marcas icônicas como Olay, Bounty, Gillette, Swiffer e Febreze ilustram com clareza como a decisão por uma abordagem estratégica – e as escolhas corretas para embasá-las – faz a diferença entre agir e realmente vencer. – Introdução Como a estratégia realmente funciona 11
Um Estratégia é escolha 17
Dois O que é vencer 43
Três Onde jogar 57
Quatro Como vencer 77
Cinco Jogue com seus pontos fortes 103
Seis Gerencie o que importa 125
Sete Pense estrategicamente 151
Oito Reduza suas chances de erro 171
Conclusão A busca interminável pela vitória 195
Agradecimentos 201
Apêndice A: Desempenho da P&G 205
Apêndice B: As bases microeconômicas da estratégia
e as duas maneiras de vencer 209
Notas 221
Índice remissivo 227
Data da Publicação: 27/03/2019
Ano da Edição: 2019
Idioma: Português
Áreas: Técnicos
Dimensões: 23 x 16 x 1 cm
Formato: BOOK
Editora: Editora Alta Books
Páginas: 240
Autor: A. G. Lafley
Bio:
Avaliações
Não há avaliações ainda.