A retórica está em toda parte. Nos discursos políticos e nos comerciais. Nas reuniões de trabalho e nos jantares em família. Nas entrevistas de emprego e nos encontros românticos. Não passa um dia sem que tenhamos que defender uma ideia, um projeto, um produto, e nos proteger de possíveis artimanhas. Quer gostemos ou não, convencer é um poder. A retórica não é inata, nem inexplicável. Ela se baseia em uma técnica, obedece a regras, mobiliza procedimentos, estratégias, ferramentas. Neste trabalho acessível e concreto, repleto de exemplos e casos práticos, Clément Viktorovitch revela todos os seus segredos. Ao longo das páginas, ele nos mostra como produzir e decifrar discursos, conduzir debates e discussões, desmascarar manipulações. – SUMÁRIO
Introdução: Por uma retórica compartilhada, 9
Capítulo 1 – Compreender a retórica, 25
I. Uma breve história da disciplina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .25
II. Para uma definição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
III. Convencer no cotidiano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Capítulo 2 – Escolher os argumentos, 53
I. Encontrar os bons argumentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
II. Elaborar uma linha argumentativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .73
III. Contra-argumentar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .82
IV. Manejar os fatos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .99
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105
Capítulo 3 – Estruturar seu pensamento, 107
I. Enquadrar nosso discurso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108
II. Organizar sua intervenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .114
III. Começar com maestria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128
IV. Concluir com elegância . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .152
Capítulo 4 – Polir seu texto, 153
I. O domínio do implícito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .153
II. A escolha das palavras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .157
III. A escolha dos verbos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .172
IV. A escolha da modalização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .181
V. A escolha dos sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191
VI. A escolha das imagens . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .196
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
Capítulo 5 – Mobilizar as emoções, 209
I. Um vetor de convicção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210
II. Um instrumento de manipulação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 220
III. Na origem dos afetos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228
IV. Mostrar e atribuir emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 237
V. Invocar as emoções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 245
VI. Chamar à ação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 273
Capítulo 6 – Trabalhar sua imagem, 275
I. A psicologia da aparência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 275
II. A imagem de si na retórica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 289
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .317
Capítulo 7 – Reconhecer o embuste, 319
I. A arte de maltratar a lógica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320
II. Os raciocínios fraudulentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 327
III. As palavras artificiosas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350
Capítulo 8 – Dominar o debate 351
I. Os princípios da competição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 352
II. Os fundamentos da estratégia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 357
III. O ataque . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 364
IV. A defesa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 375
V. A invasão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386
VI. Responder às perguntas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 392
Conclusão: as normas da discussão deliberativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .400
Conclusão: O alquimista e o jardineiro, 405
Glossário, 409
Agradecimentos, 419 – Data da Publicação 01/09/2024 – Ano da Edição – 2024 – Idioma: Português – Áreas – Humanidades – Dimensões: 23 x 16 x 2 cm – Formato: BOOK – Editora – Editora Vozes – Páginas 424 – Autor: Clément Viktorovitch – Bio É doutor em Ciência Política. Leciona Retórica e Negociação no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) há mais de dez anos. Pedagogo apaixonado, preocupado em levar o conhecimento acadêmico ao grande público, ele se tornou notório por suas crônicas na mídia francesa, onde analisa os discursos políticos sem complacência. – Palavras chave – falar em público,o poder da retórica,arte de convencer,como produzir um discurso,conduzir debates,conduzir discussões,como decifrar discursos
O poder da retórica Como convencer e decodificar o discurso
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A retórica está em toda parte. Nos discursos políticos e nos comerciais. Nas reuniões de trabalho e nos jantares em família. Nas entrevistas de emprego e nos encontros românticos. Não passa um dia sem que tenhamos que defender uma ideia, um projeto, um produto, e nos proteger de possíveis artimanhas. Quer gostemos ou não, convencer é um poder. A retórica não é inata, nem inexplicável. Ela se baseia em uma técnica, obedece a regras, mobiliza procedimentos, estratégias, ferramentas. Neste trabalho acessível e concreto, repleto de exemplos e casos práticos, Clément Viktorovitch revela todos os seus segredos. Ao longo das páginas, ele nos mostra como produzir e decifrar discursos, conduzir debates e discussões, desmascarar manipulações.
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Peso | 0,562 g |
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Dimensões | 2 × 16 × 23 cm |
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