Esta obra, voltada prioritariamente aos professores de alfabetização, defende um ensino reflexivo da ortografia. Para isso, parte de uma breve apresentação de como o sistema ortográfico está organizado. Isso porque, como quase todos aprendemos ortografia memorizando palavras, torna-se necessário conhecer as regularidades do sistema, para que se possa refletir sobre seu ensino. Assim, o foco desloca-se para o aprendiz, com o propósito de saber como ele aprende a escrever corretamente. Para isso, o primeiro passo é saber identificar os erros e reconhecer o pensamento por trás do erro, isto é, quais são as hipóteses que a criança tem a respeito de como se grafam as palavras. Com essa finalidade, o livro relaciona os desvios ortográficos mais recorrentes entre os aprendizes da língua portuguesa. Após apresentar alguns princípios para nortear o docente em relação à progressão dos conteúdos ortográficos ao longo dos anos de escola, a autora sugere várias atividades de descoberta, de sistematização e de aplicação em operações de produção de textos. A obra se encerra com algumas palavras sobre avaliação, principalmente em relação à tradição, ainda muito recorrente na escola brasileira, de se assinalar todos os erros que a criança comete ao produzir seus textos, questionando se vale a pena perpetuar esse tipo de conduta.
Autor: Nóbrega, Maria José
Biografia: Maria José Nóbrega é formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de São Paulo. Atualmente, além de assessorar várias escolas, é consultora pedagógica das revistas Carta na Escola e Carta Fundamental, da Editora Confiança, coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna e organizadora da coleção Como Eu Ensino, da Editora Melhoramentos.
Palavras-chave: ortografia,Editora Melhoramentos,alfabetização
Tema:
Editora: Melhoramentos
Data da Publicação: 01/06/2013
Edição:
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