Nesta coleção, as autoras brincam com os pequenos leitores através das rimas e do ritmo do texto. Os animais são temas das histórias e as palavras de sílabas simples despertam o leitor iniciante para a mágica da leitura.
_x000D__x000D_
ISBN: 978-85-7671-149-0 | _x000D_
Nº páginas: 12 | _x000D_
Formato: 20x20 cm | _x000D_
Idade: 4 a 7 anos | _x000D_
Coleção: De A a Z: só depende de você! | _x000D_
Quem não gosta de ter amigos? Ana tem um amigo fofinho, brincalhão e bagunceiro... Enrole-se nessa história para conhecê-lo!
Temas abordados: aventura, humor, amizade, animais.
_x000D__x000D_
Caro professor: aqui estão algumas sugestões para o trabalho com os livros da coleção. Você e seus alunos podem escolher as questões que considerarem mais interessantes e apropriadas, através de respostas orais ou por escrito. O que importa mesmo é que os leitores sintam prazer com a leitura e dialoguem com o texto, tecendo e destecendo os seus fios.
_x000D_Lendo o título do livro:
_x000D_Discuta com a turma o título do livro e a ilustração da capa elaborando hipóteses sobre a história.
_x000D_Refletindo sobre a apresentação do texto:
_x000D_Converse com os alunos sobre a forma de apresentação da história. Trata-se de uma narrativa com rimas, ou seja, uma história com começo, meio e fim, narrada através de rimas. Na oportunidade, aprecie o ritmo do texto, leia em voz alta e observe a cadência do texto; note as rimas presentes, repetindo-as aos pares, em voz alta; preste atenção na disposição gráfica das palavras, escritas com sílabas simples, facilitando a leitura dos iniciantes.
_x000D_Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
_x000D_- Oriente a exploração dos aspectos físicos do livro, como: formato, coleção, logotipo da editora e da coleção e detalhes do projeto gráfico.
_x000D_- Pergunte sobre detalhes da capa e da 4ª capa. Fale sobre esse primeiro contato com o livro; a capa chama a atenção do leitor, evoca lembrança de alguém, de algum anúncio?
_x000D_- Chama-se folha de rosto a página, no começo do livro, que traz o título da obra, o nome do autor, o nome do ilustrador, o nome da editora e outros dados complementares. Fale sobre a ilustração da folha de rosto e sua relação com o enredo do livro. Passe a observar a folha ou página de rosto de outros livros.
_x000D_- Você percebeu que o ilustrador Dam usou muitas cores? Que sensação isso lhe causou? Você já observou o arco-íris? Sabe quantas cores ele tem?
_x000D_- O que você achou das ilustrações?
Comentando e interpretando o texto:
_x000D_- Ana possui cabelos anelados. Converse com as crianças sobre as diferenças, tendo como ponto de partida os cabelos: quem os possui anelados, lisos, crespos, loiros, pretos etc.
_x000D_- Ana começa com A, Neto com N. Liste os nomes dos colegas e da professora no quadro e posteriormente, coloque-os em ordem alfabética.
_x000D_- Converse sobre os gatos, apontando suas características.
_x000D_- Troque ideias sobre os gatos do meio artístico (Gato Félix, Tom, Garfield).
_x000D_- Conte a história O gato de botas.
_x000D_- Solicite às crianças que falem sobre o seu animal de estimação, caso tenham um em suas casas.
_x000D_- Trabalhe a enunciação das onomatopeias (miau; au-au etc.)
_x000D_- Por que a vovó falou para Neto? - Eta gato embolado!
_x000D_- Sugira brincadeiras a partir de um novelo de lã (ex.: uma criança o desenrola, a outra o enrola).
_x000D_- Recupere a brincadeira de chicotinho queimado usando o novelo como objeto a ser procurado.
_x000D_- Ana ri de seu gato e diz: - Esse gato me faz tão feliz! O que te faz feliz?
_x000D_- Apresente aos alunos a música O gato, de Vinicius de Morais (CD A Arca de Noé).
_x000D_- Confeccione um gato de dobraduras.
Produzindo textos:
_x000D_- Proponha a criação de um texto coletivo sobre uma traquinagem do gato Neto. Explique como foi a bagunça que o gato fez e o que aconteceu no final.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
GUSMÃO, MARTA E TÂNIA. A pata Pituca. Franco Editora.
Idem. O tucano Solano. Franco Editora.
Idem. O rato Maroto. Franco Editora.
Idem. O macaco Chico. Franco Editora.