A bola é algo fascinante. Ela rola, ela quica, ela corre, ela voa... Está no nosso imaginário, desde que nascemos. A professora Nair pediu aos seus alunos que trouxessem bolas para a escola. Vejam só o que acontece!
ISBN: 978-85-7671-296-1 |
Nº páginas: 12 |
Formato: 24x24 cm |
Idade: 4 a 7 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: brincadeiras com bolas, infância, afeto.
- Confeccione o mural das bolas (peça que tragam gravuras que contenham bolas).
- Cantinho de exposição: “Nossas bolas”. Peça que tragam de casa (explorá-las, brincar com todas, trocá-las entre si).
- Procure no próprio corpo e no ambiente, formas parecidas com a bola.
- Confeccione e brinque com bolas de meias. Mostre aos alunos a música Bola de meia, bola de gude (Milton Nascimento).
- Amasse crepom e faça bolinhas de várias cores (separe por cor – conte – cole).
- Brinque de: queimada, boliche, pare-bola, chute a gol, bola ao cesto, totó, futebol, bola de gude etc. (Aproveite as regras para estimular uma boa convivência no dia a dia).
- Assista a um jogo de futebol, de vôlei ou outro: comente, desenhe, veja regras, “desperte para a cooperação”.
- Leia e ilustre a poesia de Cecília Meireles: Jogo de Bola:
A bela bola rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a da Arabela.
A do Raul,
azul.
Rola a amarela
e pula a azul.
A bola é mole,
é mole e rola.
A bola é bela,
é bela e pula.
É bella, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
e a de Arabela é de Raul.
- Entreviste pessoas da família para ver o jogo ou brincadeira com bolas que mais gostavam ou gostam. Faça um gráfico desses jogos.
Quando estou jogando bola com os colegas e ela rola para o meio da rua, o que deve fazer?.
Se a bola cair no telhado, o que fazer?
Se cair na água de um rio ou lago? O que fazer?
E se derrubar ou quebrar algum objeto de alguém?
- Brinque de bolhas de sabão (bola).
- Jogo com bola de soprar: (no pátio). Cada criança escolhe uma bola de soprar da cor desejada. Enche e vai jogando ao som de uma música. Ao parar a música se agrupem por cor. Observe os grupos – quantidade. Qual tem mais, menos ou a mesma quantidade.
- Veja com os alunos os diversos tamanhos de livros e seus formatos.
- Em Brasília, para contratar oficinas sobre este livro e outros, faça contato com IORE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, Márcia Gomes; Adriana Alvim e Raquel Santana.