Esta obra traz à luz o debate sobre sexualidade na escola, imprescindível para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças e adolescentes, em cooperação com os pais ou responsáveis, contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs e a garantia dos seus direitos.
Tal discussão tem fundamento nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 1997; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 1996; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990; e em alguns documentos nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário. Na Organização das Nações Unidas (ONU), a sexualidade é um dos indicadores de qualidade de vida.
Com profundo embasamento histórico sobre o tema, o livro nos mostra como a sexualidade foi construída ao longo dos séculos, desde os 4.000 anos a. C. até os dias atuais; as políticas públicas implementadas no país; as garantias legais que tanto os(as) professores(as) perguntam; as concepções teóricas sobre o tema e as metodologias mais indicadas para a realização das atividades em sala de aula, com orientação para o trabalho por meio da “interdisciplinaridade” ou “aula específica”, que pode ser em “oficinas pedagógicas”.
O livro, resultado do TCC do autor para o Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNICARIOCA, RJ), apresenta, ainda, uma pesquisa inédita realizada com 326 professores do Ensino Fundamental I, de 139 municípios, de todas as regiões do Brasil.