Parcelas | Total | |
---|---|---|
1 x | de R$89,10 sem juros | R$89,10 |
2 x | de R$44,55 sem juros | R$89,10 |
3 x | de R$29,70 sem juros | R$89,10 |
4 x | de R$22,28 sem juros | R$89,10 |
5 x | de R$17,82 sem juros | R$89,10 |
6 x | de R$14,85 sem juros | R$89,10 |
7 x | de R$14,60 | R$102,22 |
8 x | de R$12,95 | R$103,56 |
9 x | de R$11,65 | R$104,86 |
10 x | de R$10,57 | R$105,72 |
11 x | de R$9,73 | R$107,03 |
12 x | de R$9,03 | R$108,35 |
1 x de R$89,10 sem juros | Total R$89,10 | |
2 x de R$44,55 sem juros | Total R$89,10 | |
3 x de R$29,70 sem juros | Total R$89,10 | |
4 x de R$22,28 sem juros | Total R$89,10 | |
5 x de R$17,82 sem juros | Total R$89,10 | |
6 x de R$14,85 sem juros | Total R$89,10 | |
7 x de R$14,60 | Total R$102,22 | |
8 x de R$12,95 | Total R$103,56 | |
9 x de R$11,65 | Total R$104,86 | |
10 x de R$10,57 | Total R$105,72 | |
11 x de R$9,73 | Total R$107,03 | |
12 x de R$9,03 | Total R$108,35 |
1 x de R$89,10 sem juros | Total R$89,10 | |
2 x de R$44,55 sem juros | Total R$89,10 | |
3 x de R$29,70 sem juros | Total R$89,10 | |
4 x de R$22,28 sem juros | Total R$89,10 | |
5 x de R$17,82 sem juros | Total R$89,10 | |
6 x de R$14,85 sem juros | Total R$89,10 | |
7 x de R$14,43 | Total R$101,03 | |
8 x de R$12,69 | Total R$101,55 | |
9 x de R$11,35 | Total R$102,19 | |
10 x de R$10,26 | Total R$102,56 | |
11 x de R$9,37 | Total R$103,05 | |
12 x de R$8,62 | Total R$103,39 |
Organizado por Ana Mae Barbosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2016, e Vitória Amaral, este livro trata do ensino da Arte e do Design, tendo como protagonistas as mulheres. A primeira parte analisa a recepção das mulheres na Escola de Arte e Design de Glasgow e na Bauhaus. Enquanto na primeira elas eram bem recebidas, embora tenham sido apagadas da História, na Bauhaus foram relegadas ao ateliê de cerâmica e ao de tapeçaria. Marta Erps-Breuer, ex-aluna da Bauhaus e ex-mulher de Marcel Breuer, trabalhou como designer científica até 1974, na Universidade de São Paulo (USP), sem que os cursos de Arte a tivessem descoberto. Até hoje suas tapeçarias são vendidas em galerias de arte na Alemanha. Na segunda parte, vários autores falam das mulheres Arte/Educadoras que iniciaram seu trabalho ou que estavam no auge de suas carreiras nos anos 1960. Por fim, na terceira parte, diversos Arte/ Educadores publicam entrevistas com mulheres que foram responsáveis pela modernização do Ensino das Artes Visuais. Conforme afirma a especialista em design Joice Joppert Leal no prefácio, o livro tenta “resgatar o papel transformador das mulheres na História da Arte, além de suprir a lacuna de pesquisas sobre o assunto para amparar os que ajudarão a escrever esta nova História”.